quinta-feira, 30 de junho de 2011

Depressão... Uma doença silenciosa.


                                          
 Geralmente  quando ouvimos esse termo, pensamos em um simples estado de tristeza. Na verdade, a palavra depressão, apesar da amplitude de seu significado, diz respeito a uma doença séria e perigosa.
   É comum confundir depressão com ansiedade, tristeza, angústia ou desânimo. Mas, um único sintoma isolado, não leva a um diagnóstico de depressão. Depressão é o conjunto de vários dos sintomas acima citados, acrescidos de outros, tais como: baixa alto-estima, insegurança, sono excessivo ou insônia, falta de apetite ou apetite exagerado, diminuição da libido e falta de motivação para realizar atividades comuns do dia-a-dia.
   Os riscos dessa doença são muitos. A depressão afeta não somente a saúde mental, mas reflete-se diretamente  na saúde física. Essa perigosa junção pode leva à morte, em casos mais extremos ou à longo prazo.
    Na minha opinião, essa doença é assustadora; principalmente porque oferece o risco de evoluir para um quadro de insanidade.
    Com o passar dos anos, observando pessoas e histórias, percebi o quanto é fácil romper a linha que separa a sanidade da insanidade. Linha essa, que uma vez rompida, nunca mais volta a existir. Resumindo, a insanidade é irreversível.
     Então meus queridos leitores, não deixem que a situação chegue a esse extremo. Percebam qualquer sinal de alerta e procurem ajuda imediatamente.
     E como pra mim, o amor é remédio para todos os males, amem a si mesmos, amem aos outros e sejam felizes.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário